Sabemos dos grandes desafios de gerir um centro educacional. Depois da família as escolas representam o ambiente de maior importância na socialização da criança tendo, portanto, relevância ímpar na sociedade. São diversos os papéis desempenhados pela escola. Há o caráter político, por formar cidadãos; cumpre também com o papel social, por ser a base de formação de futuros profissionais; e embora não seja uma função clara e objetiva da escola, também acaba propiciando o aprendizado das relações humanas, por ser um ambiente enriquecido de trocas interpessoais. Assim, podemos ver que há muito mais funções da escola que apenas a educação formal.

Em meio há tantos processos acontecendo na escola há um momento em que se torna necessário uma consultoria educacional psicológica, para avaliar as características da instituição e auxiliá-la na condução de um processo educativo benéfico para todas as partes. A psicologia pode produzir um olhar acerca dos aspectos emocionais e comportamentais da escola, cooperando para o fortalecimento das funções desempenhadas.

Num primeiro momento, é realizado um diagnóstico acerca do funcionamento da instituição. Nesta fase são ouvidos os diversos participantes – alunos, professores, funcionários, família e por vezes a comunidade.

Também é verificado se os espaços escolares estão adequados com a proposta pedagógica, assim como, se as práticas estão coerentes com a filosofia e os valores da escola. O objetivo é elaborar um perfil da instituição, com suas potencialidades e fragilidades a serem desenvolvidas.

Conhecendo as demandas da escola, um projeto de intervenção específico é realizado para abordar as questões levantadas. O processo de intervenção é bastante personalizado. São estabelecidos objetivos e metas a serem trabalhados a fim de que a instituição potencialize suas ações e estratégias. Há um diálogo constante entre os psicólogos e a instituição, avaliando e reavaliando se as práticas estão adequadas. Ao final do processo, é feita uma devolutiva acerca dos aspectos conquistados e uma prospecção de novas possibilidades.

As instituições são um organismo vivo e estão sempre construindo e desconstruindo paradigmas. Vivenciam um aspecto singular ao afetar cada membro e, da mesma forma, são afetadas por aqueles que passam, atravessando a história de cada um ao mesmo tempo que constroem a história da instituição. Assim a consultoria educacional pedagógica é importante não apenas para auxiliar a instituição, mas para enriquecer a experiência de seus participantes.

SAIBA COMO A ATOS
PODE TE AJUDAR