A Psicopedagogia prima pelo desenvolvimento das aquisições da aprendizagem. Tem como foco o estudo do processo, ensino e aprendizagem de cada indivíduo, a fim de ampliar, enriquecer e facilitar as competências cognitivas de cada pessoa. Sabemos que cada vez mais a sociedade demanda aquisições de conhecimentos e aperfeiçoamento. Desde tenra idade somos expostos às mais diversas situações que visam o desenvolvimento fisico, biológico, cognitivo, psicológico e social, a fim de que sejamos capazes de conquistar um desenvolvimento integral.

A todo instante somos requisitados a colocar nossos conhecimentos em prática, porém, nem sempre conseguimos resgatar na nossa mente o nosso conhecimento e expressá-lo da forma correta. Por outro lado, nem sempre o aprendizado acontece facilmente, eis então a necessidade de viabilizar e aprimorar as habilidades de cada sujeito.

Diante disto, a Psicopedagogia debruça-se em compreender como cada individuo aprende a aprender, considerando os aspectos sociais, emocionais, etc (qualitativos), como os que revelam as competências particulares de cada pessoa, como habilidades, facilidades (quantitativos).

Assim, o foco da avaliação psicopedagógica (entrevistas, sessões psicopedagogicas e testes) é fornecer práticas e estratégias de aprendizagem adequadas para cada sujeito a fim de assegurar um desenvolvimento pessoal e social nos mais diversos meios. Ao final, um plano de trabalho é elaborado e a produção de um relatório do processo realizado.

SAIBA COMO A ATOS
PODE TE AJUDAR