Família é a base em que nos constituímos como indivíduos. Seja como pais, filhos ou cônjuges, esta é a esfera de maior intimidade, onde desenvolvemos nossa vida emocional e afetiva. Geralmente é na família que formamos nossa base de caráter, nossos valores, senso de responsabilidade e compromisso, respeito mútuo e empatia, cuidado com o próximo e com o mundo. A família é o nosso primeiro vínculo social e a partir dos relacionamentos familiares aprendemos a viver no mundo.

Cada membro exerce um papel na dinâmica familiar, favorecendo ou desfavorecendo as relações. Muitas vezes as diferenças de geração e até de personalidade podem desencadear conflitos, distanciando os familiares ou os colocando em momentos frequentes de discussões, que acabam por enfraquecer os vínculos afetivos.

Durante a terapia familiar ou terapia de casal, temos a oportunidade de descobrir as raízes desses conflitos, compreender a personalidade de cada familiar e identificar comportamentos destrutivos e construtivos. Um dos principais objetivos é potencializar as relações a fim de que cada indivíduo se sinta acolhido, pertencente e participante nas ações familiares. Assim, podemos construir uma ponte entre os familiares para que sejam capazes de usufruir os benefícios emocionais e materiais de um ambiente familiar saudável.

SAIBA COMO A ATOS
PODE TE AJUDAR