Os adolescentes se encontram em uma fase muito específica do desenvolvimento, passando por mudanças na personalidade, no corpo, no conhecimento de si e nos diversos papéis sociais que assumem. Nesse período se apropriam de sua identidade, definindo seus gostos, suas particularidades, suas crenças, seus valores e seu jeito de existir no mundo.

Da mesma forma, vivem mudanças corporais significativas, que muitas vezes afetam no desenvolvimento da identidade. Se esse processo acontece de forma negativa, podem surgir distúrbios alimentares, isolamento social, dificuldade de sair do mundo virtual para o mundo real, dificuldade de expor uma personalidade autêntica, entre outros.

A adolescência também é marcada por um desenvolvimento acentuado da autonomia e independência, gerando maiores responsabilidades e comprometimento, ao mesmo tempo em que também desejam (e precisam) vivenciar o lado recreativo da vida, aproveitando seus hobbies, cultivando relacionamentos e experimentando novas situações.

No entanto, é importante haver um equilíbrio entre responsabilidades e diversão. Além disso, o interesse sexual e amoroso é despertado, sendo importante oferecer aos adolescentes conversas abertas e sinceras com pessoas confiáveis para que evitem riscos e consequências negativas, podendo desfrutar de relacionamentos saudáveis.

Como se não bastassem tantas transformações, ainda precisam fazer escolhas profissionais, necessitando de uma orientação adequada para conhecerem suas aptidões e seus sonhos e também precisam de suporte na tomada de decisões.

Não podemos deixar de mencionar a importância do trabalho realizado junto aos pais e familiares, para que tenham as ferramentas necessárias para fortalecer o relacionamento com os filhos e enriquecer o processo educativo.

Apesar de tantos enredos, é possível tornar a adolescência um período agradável! A psicoterapia para adolescentes pode ser um guia nessa jornada de descoberta de si mesmo, de suas singularidades, potencialidades e do seu propósito de vida.

SAIBA COMO A ATOS
PODE TE AJUDAR