A fase adulta é o momento de busca e consolidação das esferas da vida. É o ápice da procura por estabilidade no amor, no dinheiro, na carreira, nos relacionamentos. Em geral, buscamos satisfação na vida. E quando essa satisfação não chega, seja por incompletudes internas ou externas, a terapia para jovens e adultos nos auxilia a refletir e repensar nossos comportamentos, nossas metas de vida, nossos sonhos, e até mesmo quem nós somos.

Podemos dizer que as duas áreas mais importantes na fase adulta costumam ser os relacionamentos e a realização de projetos (profissionais ou pessoais). Cresce o interesse por estabelecer relações mais íntimas e duradoras, causando uma maior entrega afetiva. Por isso, quando há uma ruptura ou decepção, como um término de namoro, casamento em crise e outros conflitos, os sentimentos costumam ser mais intensos e fragilizados.

Ao mesmo tempo, há uma clara busca por solidez financeira e profissional. É nesse período da vida em que as pessoas mais trabalham e mais investem no seu legado pessoal, buscando encontrar seu lugar no mundo e se estabelecer.

É comum, então, as pessoas se questionarem se estão empreendendo seu tempo no que é mais relevante, se estão perseguindo a jornada que lhes trará satisfação, se tem conseguido o equilíbrio entre seus sonhos e a realidade objetiva da vida.

A fase adulta é marcada pela concretização de seu caminho, de suas possibilidades, de quem você é no mundo e de como deseja viver sua trajetória, trazendo grande necessidade de equilíbrio emocional. Nesse caminho, porém, podem surgir dificuldades emocionais como ansiedade, depressão, crise de pânico, estresse, transtornos de personalidade, entre outros, quando se tornará essencial o atendimento psicológico.

Assim, a terapia para jovens e adultos se desenvolve como um recurso tanto para fortalecer as potencialidades já existentes, como para clarificar os pontos dúbios e nebulosos que necessitam de uma resolução.

SAIBA COMO A ATOS
PODE TE AJUDAR